A publicação eletrônica CineCachoeira – Revista de Cinema e Audiovisual da UFRB pretende ser um espaço para o exercício da livre crítica cinematográfica, lançando um olhar analítico e ideológico sobre as obras fílmicas, no sentido de complementar a formação de um pensamento conjugado a uma prática audiovisual dentro da UFRB. Observando um movimento de emergência da opinião virtual em meio ao aquecimento da produção audiovisual brasileira, o projeto abrirá espaço para amplos exercícios supostos em uma arte complexa e naturalmente multidisciplinar, considerando a produção textual, hoje, como um campo possível de atuação dentro do aparato fílmico e audiovisual.

Objetivos específicos

  • Complementar as atividades cineclubistas realizadas no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), publicando resenhas e catálogos dos filmes exibidos;
  • Veicular trabalhos de relevância cultural realizados pelos alunos durante o semestre, estimulando a produção textual;
  • Veicular estudos de professores sobre cinema, dramaturgia e assuntos de interesse das artes cinematográficas;
  • Cobrir mostras, seminários e festivais de cinema no âmbito da UFRB, bem como fora dele;
  • Estabelecer um diálogo direto com a classe cinematográfica, realizando entrevistas e orientando a pesquisa em arquivos e filmotecas para realização de dossiês temáticos;

Foco e Escopo

A revista CineCachoeira Revista de Cinema e Audiovisual da UFRB uma publicação semestral, exclusivamente eletr nica, realizada por professores, alunos e técnicos da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Tem como foco a crítica e a análise fílmicas, interessando-se também por matérias que discorram sobre o audiovisual de maneira mais ampla. A cada n mero será produzido um dossiê temático capaz de dialogar com matérias de interesse para as áreas de Comunica o, História, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Pedagogia, dentre in meras outras disciplinas, dada a importância cada vez mais evidente da imagem para os processos de forma o pedagógica. Ser o chamados para colaborar com a revista todos aqueles que se interessem pela memória visual, pela crítica cinematográfica, pelos estudos em comunicação ou quaisquer outros em que a produção audiovisual seja um importante instrumento de descoberta.

Pol tica de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.