ANAIS DOS SEMINÁRIOS DE PESQUISA E EXTENSÃO

Com o objetivo de promover a visibilidade e a interdisciplinaridade de projetos de pesquisa e extensão realizados no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), foi promovido de 12 a 14 de dezembro de 2011, no Hansen Bahia, em Cachoeira, o I Seminário de Pesquisa e Extensão e V Seminário Estudantil de Pesquisa do CAHL.

Somaram-se um total de 70 (setenta) trabalhos orais apresentados ao longo do evento, correspondendo a 60 (sessenta) trabalhos de pesquisa desenvolvidos por estudantes do CAHL, com devida orientação de professor pesquisador, e 10 (dez) trabalhos de extensão coordenados por professores do Centro.

Com o apoio da Revista CineCachoeira, encontram-se disponíveis neste espaço os Anais do evento, correspondendo a 31 (trinta e um) textos de pesquisa estudantil e 10 (dez) resumos expandidos de projetos de extensão, desenvolvidos pelos professores do CAHL.

Por fim, cabe destacar que foi conferido, em igual teor de importância, o Certificado de Distinção – Melhor Pesquisa Estudantil do CAHL – 2011, aos três trabalhos abaixo relacionados.

A experimentação dos dispositivos: a perspectiva auto-reflexiva do documentário”, de BRUNO MACHADO – do Curso de Cinema e Audiovisual –, sob orientação da Prof.a Dr.a. Rita Lima.

“Moçambique em outra guerra: católicos, islâmicos, pentecostais, neopentecostais e religiões tradicionais na luta por fiéis”, de VALDIR ALVES – do Curso de Ciências Sociais –, sob orientação do Prof. Dr. Osmundo Pinho.

“Turismo cultural: uma alternativa para a comunidade de Coqueiro”, de SIDA DA SILVA – do Curso de Serviço Social –, sob orientação da Prof.a Dr.a Lúcia Maria Aquino de Queiroz.

A escolha dos referidos trabalhos se deu mediante o seguinte processo avaliativo, constituído de duas etapas:

Primeira etapa – Os estudantes expositores foram avaliados pelo professor mediador de suas respectivas mesas, com base nos seguintes critérios: Organização da fala; adequação entre o resumo e a exposição oral; consistência nos argumentos referentes à pesquisa.

Segunda etapa – Os trabalhos mais bem avaliados na visão de cada professor mediador foram encaminhados a uma comissão específica de professores do CAHL que assumiu, então, a tarefa de avaliar os trabalhos completos dos estudantes indicados, com base nos seguintes critérios: Clareza na indicação dos objetivos do trabalho; Coerência entre texto e objetivos; Consistência argumentativa e uso de aporte teórico-metodológico pertinente para desenvolvimento da argumentação; Organização textual e clareza/coerência na construção do texto.

 

Comissão Avaliadora:

 

Prof.a Amaranta Cesar (Cinema e Audiovisual)

Prof. Francisco Henrique Rozendo (Serviço Social)

Prof. Leandro Antônio Almeida (História)

Prof.a Rachel Severo Alves Neuberger (Comunicação)

Prof. Wilson Rogério Penteado Júnior (Ciências Sociais)

 

Acesse no link abaixo os anais em formato PDF

Anais – I Seminário de Pesquisa e Extensão do CAHL

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *