JOANNE LABIXA ENIGMÁTICA: CAMP COM ORGULHO

Por Bárbara Assunção do Carmo

Web série dirigida por Taylon Protásio, aluno de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Joanne Labixa Enigmática leva às últimas consequências a noção de que “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” pode resultar em algo absolutamente primoroso exatamente por sua natureza crua e “não-profissional”. A série, em seus cinco maravilhosamente divertidos episódios, acompanha a jornada de sua personagem-título Joanne Labixa, uma drag queen multitalentosa sofrendo com a perseguição da misteriosa Passará Roxanol enquanto conta com a ajuda de suas fadas madrinhas Shupacu, Luzia e Barats. Porém, se alguém acha que irá assistir essa série pela história, logo se provará completamente equivocado.

As performances são espontâneas, para se dizer no mínimo. A todo momento os atores em cena estão reagindo ao que acontece ao redor, seja uma borboleta voando perto do rosto de Joanne em um momento de angústia ou Barats desesperadamente tentando salvar Joanne de sua stalker enquanto não consegue parar de rir. Temos a sensação de que os episódios foram gravados por uma equipe constituída de amigos que decidiram se divertir de forma audiovisual, sem levar nenhuma das noções cinematográficas e técnicas muito a sério. Durante os episódios, transeuntes de locações passam em frente a câmera, manchas aparecem e desaparecem das lentes e chegamos a necessitar de legendas pois todo o áudio do último episódio foi comprometido com uma ventania e ainda assim, de alguma forma que só pode ser descrita como enigmática, nós adoramos cada segundo.

A fotografia é um caso à parte. Assinada pelo criador da série, vemos uma qualidade estética que nos faz esperar pelo que pode estar a vir a seguir não só no futuro de Joanne, mas também no de Protásio já que, mesmo em uma série que nada lhe exigia de primor, ainda conseguiu nos entregar momentos como o clipe de With You (canção original por Mariah Carey) e o episódio Acontecimento Enigmático.

De modo geral Joanne Labixa não é a melhor série que existe técnica ou dramaticamente falando, nem tenta ser. Seus episódios foram postados para que o espectador talvez tenha a chance de se divertir tanto quanto as pessoas em cena parecem estar e, acredite, nós conseguimos.

Acesse os episódios da série no link abaixo

https://www.youtube.com/channel/UCILGvcB_bOcRrgU6_hqKmAQ?fbclid=IwAR1iN6IyPfO5XrdUqbBMS3Ve1K4IsrqmA1F7V_I84pUetN6ZzPzERFaEJ50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *